com paralisia cerebral
O presente artigo tem por objetivo apresentar a inter-relação existente entre as tecnologias de
ensino e as tecnologias assistivas. Possibilitar o ensino de crianças com paralisia cerebral, sob a
ótica da Análise Experimental do Comportamento (AEC), apresentando inicialmente as
características da criança com paralisia cerebral e suas implicações no processo de
aprendizagem. Demonstrar a importância de identificar e desenvolver os pré-requisitos de
leitura e escrita. O paradigma da equivalência de estímulos descrito por Sidman e Taiby (1982)
aliados às atividades de consciência fonológica, são descritos através de relatos de pesquisas
como tecnologias de ensino utilizadas com crianças que apresentam dificuldades de
aprendizagem. As tecnologias de ensino associadas às tecnologias assistivas são aplicadas
como suporte e apoio para desenvolver o ensino de crianças com Paralisia Cerebral (PC). Essas
crianças, na sua maioria, apresentam dificuldades neuromotoras para acessar os recursos
disponíveis. Faz-se necessário, dispositivos de acessibilidade que possam favorecer e
possibilitar a interação dessas crianças com computadores, através de softwares e hardwares
adaptados. Tenciona-se apresentar propostas de estratégias de ensino com recursos de apoio,
para melhor adequar o processo de ensino e aprendizagem de crianças com PC. Criar e adaptar
recursos tecnológicos, favorecendo suporte a esse processo, na perspectiva de substituir
tecnologia importada por tecnologia nacional e regional acessíveis economicamente. © Cien.
Cogn. 2008; Vol
Ciências & Cognição 2008; Vol 13 (3): 243-262
Submetido em 29/07/2008 | Revisado em 04/12/2008 | Aceito em 08/12/2008 | ISSN 1806-5821 – Publicado on line em 10 de dezembro de 2008
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